Thursday, October 20, 2011

Da Paz está pronto para o X Festival de Ópera (Foto: Wagner Almeida)

Foram oito meses fechado para balanço, para curar as feridas provocadas pelo cupim, trocar ‘roupas’ e acabamentos desgastados pelo tempo, dar uma repaginada para se manter por mais cem anos. Em coletiva realizada ontem de manhã, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, anunciou a reabertura do teatro-monumento fundado em 1878, após uma reforma ‘emergencial’ grande, que custou R$ 1.514.000,00 aos cofres públicos.

Gerente do Theatro da Paz na gestão 2002-2006, Gilberto Chaves voltou a comandar o espaço e lembrou que, em fevereiro deste ano, o estalo ouvido durante a apresentação da Orquestra Jovem Vale Música no local o fez conversar com o secretário e decidir pelo fechamento para obras. A isso se somou o fato de o forro do hall de entrada da casa ter desabado. - “Uma casa centenária, feita predominantemente de madeira, que foram devorados nos últimos anos por cupins arborícolas, assim como os estuques (coberturas). Nós fechamos, começamos a licitar a obra e procuramos o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) para fazer vistorias e aprontar um relatório técnico, e a partir dele o que eu e a minha equipe de arquitetos, engenheiros e restauradores fizemos foi uma reforma detalhada, uma obra de salvamento”, disse Paulo Chaves.

SEM RISCOS - Afastados os riscos de destruição do patrimônio cultural do estado, Chaves argumentou que é preciso fazer uma manutenção anual no TP, no tocante a descupinização, e bimestral em aspectos mais básicos como da parte elétrica -, o TP será sede do X Festival de Ópera, a partir do dia 8 de novembro, que começa com a encenação de Tosca, de Puccini. (Amazônia)

0 Comments:

Post a Comment



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

FREE HOT VIDEO | HOT GIRL GALERRY